Logo - Empresa

Psicólogo Sexual na Zona Oeste

Especialista em queixas e Disfunções Sexuais masculinas e femininas

Principal Disfunções Sexuais (11) 98718-4262

PARA MAIS INFORMAÇÕES OU
AGENDAMENTO DE CONSULTAS

Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato

Dispareunia (Dor na Atividade Sexual)

Dor antes, durante ou depois da atividade sexual?

Inibição Ejaculatoria

De acordo com Kaplan (1977) a resposta sexual humana é composta por três fases.

- Desejo;
- Excitação;
- E orgasmo.

A dispareunia é uma disfunção sexual tanto masculina, quanto feminina, contudo ela tende ser mais frequente nas mulheres. A dispareunia feminina normalmente tende a se apresentar na fase de excitação quando se trata de uma disfunção sexual com causas psicológicas.
É importante se atentar que a dispareunia é uma das queixas sexuais que mais frequentemente se apresentam com causas orgânicas, tais como: vulvovaginites (candidíase, tricomoniase, etc.), doenças inflamatórias na região pélvica, endometriose, uretrites e outras, por este motivo é importante ter uma avaliação ginecológica periódica.
A dispareunia pode se apresentar de três maneiras:

Primária – quando esta mulher tem a dificuldade desde o inicio da vida sexual;

Secundária – quando esta mulher teve uma vida sexual satisfatória por um período, mas depois por algum motivo passa a apresentar a queixa;

E situacional – quando esta mulher em algumas situações ou parcerias consegue ter um comportamento sexual satisfatório e em outras situações e parcerias passa a não ter.

A dor pode ser mencionada antes, durante ou depois da atividade sexual, se apresentando tanto em região pélvica (mais frequentes e normalmente assinaladas como ardência, queimação, incomodo,...), quanto de maneiras mais diversificadas se apresentando como desconforto sexual (enxaqueca, dores abdominais, entre outras).
Outro ponto importante a ser abordado é que muitas vezes a dispareunia não se apresenta pura e simplesmente como uma dificuldade psicológica, ou orgânica, muitas vezes existe a junção entre os quadros, ou seja, o desconforto pode começar com uma inflamação, mas mesmo após esta inflamação ter sido superada o desconforto persistir durante os encontros sexuais, e o oposto também pode acontecer, quando o desconforto trás aparentemente somente causas psicológicas, mas que é agravado por alguma condição física.

Características diferenciais da dispareunia

A dispareunia pode ocorrer nos homens, porém de uma forma menos frequente, normalmente associados a uso de medicamentos (antidepressivos), ou em função de um quadro de prostatite, mas esta queixa é mais frequente pelas mulheres.

A Dispareunia feminina, pode acontecer por uma dificuldade orgânica, ou pela falta de lubrificação vaginal, ou pela inflamação e infecção da região vaginal, ou pela diminuição do estrógeno que normalmente ocorre na menopausa.

Apesar da dispareunia normalmente se apresentar na fase da excitação, é importante que haja um diagnóstico preciso, pois muitas vezes esta dificuldade pode começar na fase de desejo, a qual é a primeira fase da resposta sexual humana, e tem como principal função a capacitação da motivação e de respostas físicas adequadas para a atividade sexual.

 

fale com Diego Henrique Viviani:      (11) 9.8718.4262 Voltar para Disfunções Sexuais