Disfunção Erétil
O Termo Impotência Sexual sempre representou a dificuldade de ter ou manter uma ereção suficiente para uma atividade sexual. Porém, nem sempre com o mesmo sentido.
Ao longo da história podemos perceber que a ereção sempre esteve ligada a virilidade masculina, porém nem sempre ligada à qualidade do prazer que esta ereção pode e deve representar durante um encontro sexual. Somente em meados do século XX surgiu a representação da ereção mais preocupada com a possibilidade de prazer associada à atividade sexual e não somente ligada a necessidade de procriação.
Normalmente a falta de ereção estava associada a incapacidade de reprodução, que durante muito tempo foi importante para a manutenção social, desde geração de pessoas para trabalhar na agricultura, soldados para guerras e sucessões de poder dos aristocratas, contudo esta não era a única representação, ser impotente sexual representava não ser homem, ser incapaz de engravidar uma mulher, não conseguir exercer seu papel masculino na sociedade, e até hoje o homem sofre com estas representações arraigadas em nossa sociedade e incutidas em suas cabeças desde criança.
Ao longo do tempo o termo Impotência Sexual, foi ganhando outros sentidos, mas ainda assim tratava-se de um termo muito ofensivo, causador de medos e angústias nos homens, a ponto de muitas vezes este homem até evitar situações que pudessem terminar em encontros sexuais
Do dicionário o termo impotência representa:
“Falta de poder, de força.
Qualidade de impotente.
Impossibilidade física ou moral.
Incapacidade masculina para a cópula.”(Dicionário online de Português)
Por sua descrição pejorativa e caracterizada a uma doença alguns psicólogos propuseram o termo Disfunção Erétil. Este termo tem como objetivo desassociar a condição da doença e transformá-la em uma dificuldade, o homem pode trata-la de maneira mais natural e em busca da recuperação de uma habilidade perdida.
A disfunção Erétil como já foi dito, deixa o caráter pejorativo, diminui o sofrimento e aumenta a confiança deste homem conseguir recuperar sua função erétil a fim de ter uma atividade sexual satisfatória.
A disfunção erétil é caracterizada como a incapacidade de ter ou manter uma ereção suficiente para uma atividade sexual. Suas causas são variadas e a forma de tratamento se dará de pessoa para pessoa, podendo ser de ordem psicológica/emocional, orgânicas ou ambas.