PARA MAIS INFORMAÇÕES OU AGENDAMENTO DE CONSULTAS
Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato
A Hipersexualidade patológica, também conhecida por comportamento sexual compulsivo, caracteriza-se pela busca exacerbada por prazer sexual. Esta é uma disfunção sexual que tem ganhado grande visibilidade midiática atualmente, pois de tempos em tempos surge uma reportagem mencionando que alguém se declarou, ou foi diagnosticado como compulsivo sexual.
Contudo esta é uma das disfunções sexuais que menos aparecem em consultório, pois a sociedade de certa maneira tem pregado uma hipersexualidade, tanto masculina quanto feminina, assim dizendo que quanto mais sexo melhor.
Sabemos que sexo é bom, e que faz parte da qualidade da vida individual, contudo, ele só pode ser assim, desde que o sexo seja feito pelos motivos certos.
Quando falamos de Hipersexualidade temos que tomar muito cuidado, pois muitas vezes a sociedade mascara um comportamento sexual patológico, mas em outros casos a comunidade científica patologiza um comportamento sexual “comum”. Ou seja, Hipersexualidade patológica é diferente de comportamento sexual frequente.
A hipersexualidade patológica é caracterizada pela busca impulsiva da atividade sexual, contudo na maior parte das vezes este sexo não é buscado pelo prazer, e sim pela dificuldade de lidar com sentimentos e emoções, ou seja, o sexo é buscado para aliviar um sentimento que o individuo não tem recursos para lidar, como: ansiedade, medo, frustração, angústia, tédio, entre outros.
Na maior parte dos casos o comportamento sexual compulsivo é seguido de culpa, remorso, medo, e o prazer não se configura de uma maneira satisfatória, em suma o comportamento sexual compulsivo, traz sofrimento individual e para parceria. Muitas vezes trazendo problemas como dificuldades de relacionamento, problemas com realizações de tarefas diárias, problemas profissionais, machucados genitais, auto-sabotagem, gasto exacerbado de dinheiro, gasto exacerbado de tempo na internet ou em busca de sexo real, auto-exposição em situações de riscos e etc.
A Hipersexualidade patológica, pode se configurar tanto pela busca de parcerias sexuais, quanto por frequência masturbatória e abuso de pornografia.
Quando o individuo se encontra nesta situação o indicado é que esta pessoa busque um profissional especialista em sexualidade para tentar reconfigurar seus comportamentos e pensamentos na tentativa de reestruturar a possibilidade de obter qualidade de vida e adequar o comportamento sexual.