PARA MAIS INFORMAÇÕES OU AGENDAMENTO DE CONSULTAS
Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato
O Termo parafilia é uma derivação do grego onde “Para significa fora de” e “Philia significa amor”, assim o termo composto sugere algo que está fora do amor. Durante muito tempo a parafilia foi tratada como desvio sexual, ou perversões sexuais, mas atualmente há inúmeras discussões sobre tal condição, pois tendo em vista que a sexualidade humana é composta por uma subjetividade e por uma construção histórica é possível que existam inúmeras preferencias e formas de se experimentar o sexo, sendo assim, é uma tarefa um tanto árdua descrever de maneira exata do que se trata a parafilia.
Como citado anteriormente, parafilias são aquelas preferencias sexuais que se diferenciam daquilo que é conhecido como “normal”, sendo assim, tudo que desviar do sexo cotidiano pode ser considerado uma parafilia. Contudo a explicação não é tão simples assim, pois não há problema algum ter uma preferencia sexual e agregar este conhecimento a vivencia deste sexo, ou seja, já que o prazer é subjetivo e que enquanto ser humano é possível explorar tantas possibilidades sexuais, por que não direcionar o prazer individual para algo especifico e reconhecido como mais uma possibilidade de prazer?
Neste sentido precisamos diferenciar fantasias sexuais, fetiches e parafilias.
É possível dizer que todo ser humano é em algum grau fetichista, pois todos temos preferencias por tipo físico, uma roupa cai melhor do que outra, posições sexuais, mas neste caso falamos de um preferencia, ou até mesmo de uma fantasia, o que está ligada a uma nova possibilidade de prazer, ou seja, esta condição será agregada a atividade sexual como uma extensão e será considerada uma fantasia sexual.
O Fetiche que é reconhecido como uma parafilia trata-se de um condição que precisa existir para que o prazer sexual ocorra, sendo assim, sem o objeto desejado a atividade sexual fica limitada ao objeto e muitas vezes sequer existirá uma atividade sexual sem a existência deste objeto.
A parafilia trata-se de uma escolha sexual limitada, que definirá o encontro sexual e que se esta escolha não estiver lá o comportamento sexual nem mesmo poderá acontecer. As parafilias são caracterizadas por contextos sociais, políticos e históricos, sendo assim, algo que anteriormente foi considerado como desviante, hoje pode ser considerado como uma prática aceitável e normatizada.
Entre as parafilias podemos encontrar desde condições que não causam mal ou sofrimento individual e conjugal até condições que sejam altamente danosas e em muitos casos considerados crimes.
Entre as parafilias podemos encontrar :