PARA MAIS INFORMAÇÕES OU AGENDAMENTO DE CONSULTAS
Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato
O vaginismo é caracterizado pela contração involuntária dos músculos ao redor da vagina. Tal contração incapacita esta mulher de ter penetração e muitas vezes até mesmo impossibilitando a introdução dos dedos e objetos.
A disfunção pode ser dividida em primária, quando esta mulher apresenta a dificuldade desde o início da vida sexual, por consequência nunca conseguiu ter uma vida sexual satisfatória. A secundária, quando após um período de vida sexual satisfatória a dificuldade se apresenta por algum motivo causando a disfunção. E por fim a situacional, quando acontece em determinadas situações e parcerias e em outras não.
As causas do vaginismo são multifatoriais, entre as mais frequentes podemos encontrar causas ortodoxias religiosas, problemas conjugais, medo frente a qualquer possibilidade de penetração, ou introdução de objetos, alta ansiedade, eventos traumáticos, medo de intimidade, entre outras.
O vaginismo é uma disfunção sexual que apesar da grande dificuldade de dimensionamento do quadro geral, estima-se que entre 5 e 17% da população feminina apresenta a queixa.
O vaginismo é uma disfunção sexual que está na área de excitação feminina, porém em alguns casos todas as funções sexuais como desejo e orgasmo estão afetadas. Em outros casos, o quadro afeta apenas a excitação, contudo a dificuldade pode evoluir a longo prazo e assim afetar também o ciclo das outras respostas sexuais.
O Vaginismo é uma disfunção sexual que muitas vezes é confundida com a dispareunia (dor antes, durante ou depois da atividade sexual), sendo assim, é importante que o diagnóstico seja preciso, para que o processo terapêutico seja direcionado corretamente para a queixa.
Vale ressaltar que o vaginismo secundário também pode ser a evolução de uma dispareunia, que pode ter sido gerada por dificuldades psicológicas, emocionais, ou em função a alguma dificuldade física que inicialmente gerava dor e por consequência o quadro evoluiu para um vaginismo.