Debaixo do mesmo teto

30 de julho de 2014

Conhecer uma pessoa especial, sentir a química aumentar a cada encontro, perceber quantas coisas tem em comum com ela e como a companhia é agradável… Tudo isso que caracteriza o início de um relacionamento saudável é muito positivo, pois é o que faz nascer o amor! E aí vem a importante decisão: “vamos morar juntos”, às vezes, cedo demais.

Apenas ter certeza do amor não é o suficiente para morar junto com alguém. Ter estabilidade financeira para manter uma vida a dois também não é o bastante, ao contrário do que muita gente pensa. Morar junto é um passo importante e muda completamente a vida e a rotina de um casal.

É na convivência diária, embaixo do mesmo teto, que você conhece de verdade a pessoa e começa a descobrir pequenas imperfeições e incompatibilidades. De repente, um é extremamente organizado e o outro adora fazer a maior bagunça! Ou, então, um gosta de ter uma rotina, com horários para tudo, e o outro prefere fazer as coisas conforme elas vêm à cabeça.

E é justamente nessas diferenças (às vezes, pequenas, outras vezes, gritantes) que o casal pode começar a se desentender frequentemente até que a relação esteja extremamente desgastada. É por isso que amor e dinheiro não são o suficiente: é necessário ter muita maturidade e conversar sobre tudo antes de tomar a decisão.

Depois que o casal está morando junto, os dois vão ter que aprender a conviver com as diferenças, respeitando-se acima de tudo. Ambos terão que ceder em alguns pontos para que seja possível ter um relacionamento saudável e tranquilo dentro da mesma casa – por isso, é preciso estar disposto a abrir mão de alguns hábitos em nome da convivência com o outro.

O casal que mora junto deve ter liberdade e confiança para conversar sobre todos os assuntos e, aos poucos, estabelecer uma rotina que seja o resultado da combinação dos hábitos e manias de ambos! Não há uma receita pronta, cada casal vai encontrar as suas próprias maneiras de tomar decisões e se acertar depois das discussões (que são naturais). Vocês estão preparados para dar esse passo?

Publicado originalmente em Casório

Você também pode se interessar por

Poliamor

Leia mais →